Brincando com sons

Este é um projeto de iniciação musical, dirigido a crianças de 6 a 11 anos de idade.

Não se trata, porém, de apenas instrução musical: sua metodologia e seus objetivos miram igualmente o desenvolvimento integral das crianças e o fortalecimento dos vínculos familiares. Para isso, conta com uma equipe composta por educadores musicais e assistentes sociais.

A proposta é introduzir as crianças no mundo da música de forma descontraída e agradável, com atividades que estimulam a percepção auditiva – sensorial, rítmica e melódica, bem como a concentração, a coordenação motora e a criatividade.

As atividades são realizadas em grupo, favorecendo a socialização e a integração entre os participantes e o desenvolvimento de valores como o respeito e a cooperação.

Ao mesmo tempo, as famílias são envolvidas, para participar do aprendizado musical de seus filhos, em um ambiente de estima, acolhimento e troca de experiências.

Os fundamentos musicais são ensinados através de encontros semanais (aulas), utilizando –se instrumentos como a escaleta, a percussão e a voz, além da prática musical em conjunto.

O repertório do projeto tem um núcleo de canções da tradição oral brasileira e abre-se a temáticas diversas que façam os alunos perceberem o mundo: água, família, brincadeiras, culturas regionais do Brasil e até composições surgidas no próprio projeto, que também estimula a criação musical.

Neste ano de 2015, participam do projeto 120 crianças e suas famílias – aproximadamente 420 pessoas.

As atividades do “Brincando com os Sons” tem sido desenvolvidas nas dependências da Escola Estadual “Elvira do Pardo Meo Muraro”, vizinha e parceira do Instituto Anelo.

crianças atendidas em 2017

Projeto financiado por Voluntários BB – Recursos FIA

Projeto financiado por Voluntários BB – Recursos FIA

Você também pode apoiar a Anelo apadrinhando um projeto ou aluno.